Deixando sua marca: mulheres que estão mudando o mundo segundo a Forbes

Publicado em 22/03/2023

Mais um especial do mês da mulher: conheça as mulheres que estão mudando o mundo, segundo a revista Forbes Mulher. Saiba como elas superam diariamente as dificuldades e são inspirações para todas as mulheres.

Publicado em 22/03/2023

Compartilhe:

Acredite, as mulheres vão acabar liderando o mundo, cada vez mais ocupando lugares de destaque e deixando a sua marca. Preconceitos ainda existem, mas elas estão ganhando cada vez mais espaço, têm demonstrado sua capacidade e liderança. E é por isso que a lista Forbes Mulher é tão importante.

A Forbes Mulher destaca as mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo, reconhecendo seus esforços e conquistas em suas respectivas áreas. Desde empresárias bem-sucedidas até ativistas sociais que lutam pelos direitos das mulheres.

A lista Forbes Mulher não apenas reconhece o trabalho e as realizações de mulheres, mas também serve como um exemplo inspirador para outras mulheres, especialmente aquelas que enfrentam obstáculos em suas carreiras. A lista demonstra que é possível alcançar sucesso e fazer a diferença positiva, mesmo em um mundo muitas vezes dominado pelos homens.

Prepare – se para conhecer e se inspirar em histórias de mulheres influentes e que foram destaque na lista Forbes Mulher.

Mulheres que estão mudando o empreendedorismo

Essas Mulheres estão fazendo a diferença em suas áreas de atuação, trabalhando arduamente para tornar o mundo mais sustentável e justo. Como líderes inspiradores em seus campos, elas têm servido de exemplo e inspirado muitas pessoas a seguir seus passos. Entre elas estão:

Ana Maria Marcondes Penido Sant`Anna

Ana Maria Marcondes Penido Sant´Anna é uma figura importante no mundo da engenharia e tecnologia. Ela é uma das pioneiras na área de computação no Brasil e fez contribuições significativas para o desenvolvimento da ciência da computação.

Ana Maria nasceu em São Paulo em 1936 e se formou em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo em 1958. Ela trabalhou em vários projetos de engenharia, incluindo o desenvolvimento de equipamentos eletrônicos para indústria automobilística e a instalação de sistema de controle de tráfego aéreo no Brasil.

Em 1965 começou a trabalhar na IBM Brasil, onde se tornou a primeira mulher a ser promovida para o cargo de gerente de sistemas em 1971. Ela liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento de softwares de controle de produção e gerenciamento de estoques, além de ser uma das responsáveis pela criação da IBM Scientific Center em São Paulo.

Além de sua carreira na indústria, ela também se dedicou à educação e pesquisa. Ela foi uma das fundadoras do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo em 1971 e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de professora titular nesse departamento em 1983.

Ela é uma inspiração para muitas mulheres, um exemplo de determinação, inteligência e perseverança, e sua trajetória profissional é uma prova que não há limites para o sucesso, mesmo em campos dominados por homens. Ela é um modelo de inspiração para as mulheres que desejam se destacar em suas áreas de atuação e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia e ciência em nosso país.  

Bel Pesce

Bel Pesce é uma empreendedora brasileira, autora e palestrante que se tornou conhecida por seu trabalho como fundadora da Lemon, uma startup que desenvolve um aplicativo para gerenciamento de finanças pessoais. Ela é autora de vários livros sobre empreendedorismo e liderança, incluindo A Menina do Vale, um livro sobre sua jornada empreendedora.

Ela inspira outras mulheres a acreditarem em si mesmas e a lutarem por seus objetivos. Sua história de sucesso é um exemplo de como a perseverança e a determinação podem levar grandes realizações, mesmo em um campo em que as mulheres ainda são minorias.

Uma das iniciativas que Bel Pesce criou para incentivar o empreendedorismo e a inovação foi a FazInova, uma escola de empreendedorismo e inovação localizada em São Paulo. A FazInova oferece cursos e programas de treinamento para empreendedores, startups e empresas que desejam desenvolver suas habilidades empreendedoras e impulsionar a inovação.

Bel Pesce é uma defensora da igualdade de gênero e da inclusão de mulheres em cargos de liderança e empreendedorismo. Ela defende que as mulheres devem ser encorajadas a seguir carreiras em áreas técnicas e empreendedoras, e trabalha para aumentar a representação feminina nesses campos.

Suas histórias de sucesso são exemplos de que trabalho árduo, a perseverança e confiança em si mesma podem levar a grandes realizações, não desista, acredite em você e nos seus sonhos.

Natasha Okada

Natasha Okada é uma empreendedora, palestrante e coach brasileira que tem inspirado mulheres a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. Ela é uma líder inspiradora que tem ajudado mulheres a alcançarem seus objetivos, superarem suas limitações e transformarem suas vidas.

Ela é formada em Direito pela Fundação Getúlio Vargas e tem uma pós-graduação em marketing pela ESPM. Ela iniciou sua carreira na área de  marketing e comunicação, trabalhando em empresas como Natura, Avon e C&A. No entanto, em 2014, decidiu seguir sua paixão.

Fundadora do movimento Marketing com Propósito, Natasha vem ajudando várias mulheres a desenvolverem suas habilidades de liderança, a alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais e a superarem seus medos e limitações.

Natasha é uma inspiração para outras mulheres porque mostra que é possível transformar sua vida e realizar seus sonhos, mesmo quando parece que tudo está contra nós. Ela é uma empreendedora bem - sucedida, coach e palestrante, onde compartilha suas experiências e insights sobre como se tornar uma líder de sucesso.

Gabriela Comazzetto

Gabriela Comazzetto, é uma executiva de sucesso com mais de 23 anos de carreira, atualmente ocupando o cargo de head de soluções globais para negócios do TikTok na América Latina. Além disso, ela é uma empreendedora de destaque, tendo fundado sua própria empresa de moda feminina, a Comazzetto.

Gabriela é admirada por sua habilidade de empreender também em sua carreira corporativa, sabendo identificar o momento certo de abrir e fechar ciclos em grandes empresas como Ambev, Microsoft, Facebook e Twitter.

Gabriela é conhecida por sua postura profissional comprometida e dedicada em suas passagens por grandes empresas. Segundo ela, abandonar um ciclo antes de sua conclusão não faz sentido, pois não agrega valor nem para o indivíduo, nem para o negócio em questão. 

Em todas as empresas que trabalhou, incluindo Fulano, onde começou sua carreira,ela se comprometeu com seus projetos e entregou resultados de qualidade antes de seguir em frente para novos desafios. Essa postura ética e profissional é um exemplo inspirador para outros profissionais que buscam crescer em suas carreiras e contribuir de forma significativa para os negócios em que atuam.

Eliana - Apresentadora 

Eliana é uma das apresentadoras mais conhecidas da televisão brasileira. Começou a carreira na televisão em 1987, aos 14 anos, começou como assistente de palco do programa “Qual é a Música?”, apresentado por Silvio Santos.

Eliana começou apresentar seu próprio programa infantil em 1990, chamado “Eliana & Alegria”, na TV Gazeta. O programa foi um sucesso.

Em 1993 ela foi contratada pelo SBT para apresentar o “Festolândia”, um programa infantil que durou até 1998. Após o sucesso no público infantil, Eliana passou apresentar para público adolescentes e adultos, como “Bom Dia & Cia” e “Tudo é Possível”.

Em 2009 estreou o “Programa Eliana”, que mistura entretenimento , variedades, música e reportagens especiais.

Além da apresentadora, Eliana é empresária e empreendedora, tem uma linha de produtos infantis e uma linha de roupas para gestantes. Ela é casada, mãe de dois filhos e é conhecida por falar abertamente sobre a maternidade e criar um ambiente de trabalho amigável para as mães.

Ela vem inspirando mulheres há décadas, muito envolvida com causas sociais, já realizou diversas ações beneficentes. Sua trajetória de sucesso, empreendedorismo, dedicação à maternidade e envolvimento em causas sociais a tornam uma referência para muitas mulheres que buscam equilibrar a vida pessoal e profissional.

Mulheres que estão mudando a liderança

Discuta algumas das mulheres líderes em empresas que estão na lista ForbesMulher, como Ana Paula Assis, CEO da IBM na América Latina, ou Cristiana Brito, CEO do Banco Votorantim. Descreva seus cargos e como elas estão liderando suas empresas de forma inovadora.

A Forbes Mulher destaca algumas das mulheres mais influentes e poderosas do mundo dos negócios e empreendedorismo. Ana Paula Assis e Cristiana Brito são dois exemplos inspiradores de líderes femininas inovadoras e bem-sucedidas em suas respectivas empresas.

Ana Paula Assis

Ana é a CEO da IBM na América Latina, onde lidera a estratégia e operações de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Ela tem mais de 20 anos de experiência. Atualmente ela está liderando a transformação digital da IBM, buscando expandir a presença da empresa na região latino-Americana e focando em tecnologias emergentes como inteligência artificial e blockchain.

Ana Paula também é uma defensora ativa da diversidade e inclusão no local de trabalho, sendo responsável por estabelecer iniciativas de diversidade e igualdade de gênero na IBM. Além disso, ela é uma mentora de mulheres empreendedoras e líderes, ajudando a promover a ascensão de mais mulheres em cargos de liderança.

Cristiane Brito

Cristiane é CEO do Banco Votorantim, um dos principais bancos brasileiros. Ela é uma das poucas mulheres do Brasil a liderar um banco e tem mais de 20 anos de experiência em finanças e gestão de investimentos. Desde que assumiu a liderança do Banco Votorantim em 2018, ela tem buscado transformar a cultura da empresa para torná-la mais inovadora e focada no cliente.

Ela tem liderado uma série de iniciativas, incluindo a adoção de tecnologias digitais para melhorar a experiência do cliente e tornar as operações do banco mais eficientes. Focada em expandir a presença do Banco Votorantim em novos mercados e áreas de negócio, como investimentos em sustentabilidade e impacto social.

Tanto Ana Paula Assis e Cristiane Brito, são mulheres que inspiram outras mulheres, são líderes femininas e que estão liderando suas empresas de forma inovadora. Seus exemplos podem impulsionar outras mulheres que desejam alcançar o sucesso em cargos de liderança em empresas.

Mulheres que estão a frente de atividades filantrópicas

Fale sobre algumas das mulheres ativistas e filantrópicas que estão na lista ForbesMulher, como Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart, que trabalha para promover a sustentabilidade na agricultura, ou Angelica Mari, fundadora da Mulheres do Brasil, um grupo que busca promover a igualdade de gênero. Discuta suas iniciativas e como elas estão fazendo a diferença no mundo.

Muitas mulheres estão fazendo a diferença no mundo, em diversas áreas, incluindo ativismo e filantropia. Duas grandes mulheres que se destacaram como Mariana Vasconcelos e Angélica Mari, cujas iniciativas estão fazendo a diferença no mundo.

Mariana Vasconcelos

Mariana é CEO da Agrosmart, é uma engenheira agrônoma que está trabalhando para promover a sustentabilidade na agricultura.

Sua empresa usa tecnologia para monitorar e otimizar o uso de recursos naturais, ajudando os agricultores a serem mais eficientes e a reduzir o impacto ambiental. Com a sua liderança a Agrosmart impulsiona a agricultura sustentável e a alimentação global.

Angelina Jolie

Angelina Jolie, é uma atriz famosa mundialmente, mas não só por seu trabalho como atriz.

Conhecida por seu trabalho humanitário em todo mundo. Ela fundou a Fundação Jolie-Pitt para ajudar a combater a pobreza, a fome e a violência contra mulheres e crianças em países em desenvolvimento.

Jolie também é uma defensora dos direitos ds mulheres e tem usado sua plataforma para promover a igualdade de gênero e a luta contra a violência sexual.

Seu trabalho tem inspirado muitas mulheres a se envolverem em causas filantrópicas e a lutar por mudanças significativas em suas comunidades.

Infelizmente, em pleno século XXI, ainda enfrentamos um mundo desigual para as mulheres, com inúmeras barreiras.

Por isso, é muito importante destacar histórias de mulheres que estão fazendo a diferença e deixando sua marca, como Mariana Vasconcelos e Angelina Jolie, citadas acima.

Elas lideram iniciativas importantes, com potencial para mudar o mundo. São uma inspiração para todas as mulheres que lutam por seus sonhos e pela igualdade de gênero e a luta contra violência sexual.

Juntos, podemos apoiar e promover a igualdade de gênero, construindo um mundo melhor para todos.