Vender na Amazon: Guia definitivo para iniciar e fazer sua primeira venda

Publicado em 10/08/2022

Sabemos que a Amazon é pioneira do e-commerce e inovou muito nesse mercado, transformando-o completamente e tornando-o um dos mais lucrativos do mundo.

Publicado em 10/08/2022

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Resumo do Artigo:

Sabemos que a Amazon é pioneira do e-commerce e inovou muito nesse mercado, transformando-o completamente e tornando-o um dos mais lucrativos do mundo. Fique conosco até o fim deste artigo pois hoje vamos ver a história de sucesso da Amazon até os dias de hoje, o que mais vende na plataforma e como vender pela Amazon.

Amazon como vender 

Para saber como vender na Amazon há muitos pontos para serem levados em conta, desde como funciona a plataforma, suas taxas, seus prós e contras. Outro ponto a ser levado em consideração é a história da marca, e é exatamente isso que iremos ver a partir de agora.  

O que é a Amazon?

Em 1994, Jeff Bezos, que trabalhava como analista em Wall Street, resolveu abrir seu próprio negócio, então junto com sua esposa, Mackenzie, eles abriram a Amazon, uma loja de livros que funcionava na garagem da casa deles. A Amazon já começou inovando pois os pedidos dos livros eram feitos online e a entrega era bem rápida. A inspiração do nome Amazon vem do rio Amazonas.

Apenas 3 anos depois os números da Amazon já eram impressionantes, mais de 2,5 milhões de livros em catálogo e 148 milhões de dólares em vendas. Em 1999 a companhia passou a vender também videogames, eletrônicos, itens de limpeza, brinquedos e outros produtos. 

No decorrer de sua existência a Amazon foi adquirindo muitas startups e empresas, que foram contribuindo para seu crescimento em operação e qualidade de serviço. Em 2012 a Amazon começou suas operações de venda aqui no Brasil, mas em um primeiro momento comercializava apenas o Kindle e e-books. Em 2014 a Amazon Brasil passou a comercializar livros físicos iniciando uma nova fase para a gigante americana em terras brasileiras. Em 2017 a Amazon começou a vender smartphones, jogos e outros eletrônicos e no final do mesmo ano passou a vender também produtos para casa e cozinha. 

Em 2018 já era possível encontrar no site da Amazon Brasil materiais escolares e itens de escritório. Em 2019 foi aberto um centro de distribuição da Amazon em Cajamar, São Paulo e em Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. Em 2021 o estado do Rio de Janeiro também inaugurou um centro de distribuição Amazon, mais especificamente em São João de Meriti. 

Atualmente a Amazon é considerada uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, ao lado da Microsoft, da Apple, do Google e do Facebook. É a maior vendedora virtual do mundo, a maior empresa de internet em receita, a segunda maior empregadora privada dos EUA e uma das empresas mais valiosas do mundo. Seu criador, Jeff Bezos é considerado o homem mais rico do mundo, possuindo uma fortuna de cerca de 171 bilhões de dólares.

Hoje, além de vender quase tudo em seu site, a Amazon passou a ser também um marketplace, ou seja, permite que lojistas independentes vendam seus produtos por meio da plataforma. 

Vender na Amazon vale a pena?

Sim, vale a pena vender na Amazon. A plataforma ganhou sucesso global justamente por ter um sistema simples de venda e sem burocracia para seus lojistas. Você pode vender na Amazon com seu CPF ou CNPJ e a plataforma não solicita contratos ou documentos desse tipo, o que simplifica o cadastro do lojista na plataforma. 

Além disso, a Amazon não cobra nenhum valor para o lojista transferir seus ganhos para outra conta, o que é uma grande vantagem, pois você pode transferir a qualquer momento que precisar e não pagará por isso. 

Vantagens de vender pela Amazon

Com certeza uma das grandes vantagens de vender na Amazon é por conta do seu nome e reputação, já que é uma plataforma de sucesso global. Sabemos que devido a burocracia, é difícil para alguns lojistas brasileiros vender para fora do país, mas como a Amazon é uma plataforma internacional, além de clientes nacionais você pode atrair clientes de outros países, aumentando assim suas vendas e consequentemente sua receita.

Outra vantagem de vender na Amazon é sua customização de frete. Sabemos que quando falamos em vender pela internet uma das questões mais complexas é o frete, que afeta diretamente o preço do produto e o lucro do lojista. A Amazon permite que o lojista customize seu modelo de frete de um modo mais adequado para os produtos anunciados sem processos burocráticos. Isso ajuda muito o lojista a administrar seu negócio de forma que ele traga mais lucro

Quanto custa vender na Amazon?

O custo de venda na Amazon varia de acordo com a categoria de produto e com a forma de enviar os pedidos, por esse motivo há taxas para vender na Amazon que são definidas de acordo com o plano que você escolher.

Plano Individual permite que você venda até 10 itens por mês, com taxa de R$2,00 por mês + comissão. 

Plano Profissional permite que você venda mais de 10 produtos por mês com uma taxa fixa de R$19,00 por mês + comissão. 

As taxas de comissão da Amazon variam entre 8% e 20%. O que define essa porcentagem é o valor do produto e a categoria dele.

Vale lembrar que as comissões são aplicadas em cima de cada item vendido, ou seja, se um cliente adquiriu de uma vez só mais de um produto, a comissão será cobrada em cima de cada um dos produtos separadamente.

Frete Amazon

Os custos de envio dos seus produtos variam de acordo com o método de envio que você escolher para enviar seus produtos. Vamos agora abordar cada um dos tipos de envio disponíveis para os lojistas da Amazon. 

Envio por conta do lojista

Se você não quiser utilizar os programas logísticos oferecidos pela Amazon, você pode providenciar sua própria entrega e definir os valores a serem cobrados pelo envio de cada produto, região e estado do país. Nesse caso, a responsabilidade pelo transporte, seu prazo de entrega e qualquer problema ocorrido durante ele é do lojista

FBA - Logística da Amazon 

Esse sistema de logística da Amazon consiste em enviar os produtos comprados pelos seus clientes em um centro de distribuição da Amazon e a empresa se responsabilizará pela entrega direta ao cliente. Lembrando que há critérios que devem ser atendidos pelo lojista para ser possível utilizar essa modalidade de frete, como por exemplo ser optante do Simples Nacional, possuir endereço e inscrição estadual nos estados de SP, RJ ou PR e ser ativo na Sefaz para poder emitir notas fiscais.

FBA Onsite - Logística da Amazon

Nesse sistema de logística você usa um sistema integrado à Amazon que permite que você controle seus produtos, que serão coletados com você e entregues nos seus respectivos destinatários. O melhor dessa opção é que os clientes Amazon Prime ganham frete grátis. O FBA Onsite, sistema de logística da Amazon, cobra uma tarifa para que você mantenha essa opção habilitada. As tarifas variam de acordo com o peso do produto e o estado de origem dele. 

DBA

Esse outro sistema logístico oferecido pela Amazon é um provedor onde você irá administrar os pedidos, embalá-los, imprimir uma etiqueta de envio e a Amazon fará a entrega ao cliente, para isso basta agendar no sistema a data da coleta do produto. Essa entrega é 100% rastreável e é feita de forma mais rápida que as outras opções. A Amazon também cobra tarifas pelas entregas DBA, sendo essas cobradas de acordo com o preço do produto, o peso, a localização do vendedor e do cliente.

Produtos mais vendidos na Amazon 

Para se dar bem nas vendas é bom saber o que mais vende na Amazon, para ter um parâmetro dos produtos que mais fazem sucesso por lá. Por isso, fizemos uma lista com os itens mais vendidos na Amazon. 

  1. Kindle 10ª geração 
  2. Echo Dot 4ª geração com Alexa
  3. Fire TV Stick Lite 
  4. Echo Dot 3ª geração com Alexa
  5. Redmi Note 9S 128GB
  6. Xiaomi Redmi Note 9S 64GB
  7. Smart TV Led LG 24”
  8. Xiaomi Poco X3 128GB 
  9. Smart TV Led Samsung 32”
  10. Echo Studio com Alexa

Além dos produtos, a Amazon oferece seu plano de assinaturas, o Amazon Prime, que oferece descontos especiais aos assinantes em produtos da plataforma, além de oferecer frete grátis em alguns produtos. Agora que você já sabe os produtos mais vendidos na Amazon é hora de se cadastrar como lojista na plataforma.

Como vender na Amazon passo a passo 

Agora que você já sabe o que vender na Amazon e escolheu o plano que irá utilizar, é hora de realizar seu cadastro como lojista na plataforma. Para te ajudar, elaboramos um passo a passo para abrir uma loja na Amazon. 

Reúna os documentos necessários

O primeiro passo para abrir sua loja na Amazon é reunir a documentação necessária, que inclui nome, e-mail, telefone, conta bancária, cartão de crédito ou débito do titular, nome fantasia da loja, endereço da loja, documento original escaneado do titular, CPF ou CNPJ e comprovação de dados bancários, pelo menos dos últimos três meses. 

Confirmação de dados

Na próxima seção do cadastro é necessário confirmar seu endereço, data de nascimento e número do celular, que será verificado por meio de ligação ou SMS. Essa etapa é muito importante para a plataforma confirmar sua identidade.

Faturamento

Nesta seção será necessário informar seus dados bancários, bem como uma forma de pagamento válida para o plano escolhido. A Amazon oferece 3 meses grátis no plano profissional, portanto é cobrada apenas uma pequena taxa de cadastro. Esse procedimento é feito para que a plataforma confirme que o cartão cadastrado é válido e possui limite disponível. 

Loja 

Na próxima seção é necessário informar os dados da sua loja, como nome, categoria de produtos que irá vender e outros dados que serão solicitados pela plataforma.

Verificação

Antes da sua loja de fato ir ao ar é necessário uma verificação de dados por parte da plataforma, para garantir que você cumpre os requisitos exigidos pela plataforma para atuar como lojista parceiro. 

Quando fechado o contrato entre você e a Amazon será necessário organizar sua loja virtual com os produtos, fotos, descrição e especificação técnica. Quanto ao frete você pode escolher a modalidade que deseja aplicar em cada produto específico.

Como fazer sua primeira venda na Amazon

O primeiro passo, e um dos mais importantes para fazer a primeira venda na Amazon, é divulgá-la em suas redes sociais. Lembre-se que o mercado está repleto de lojistas, por isso é necessário um diferencial para se destacar, uma promoção, uma condição especial ou um brinde já pode ser o suficiente para gerar uma boa primeira impressão e consequentemente alavancar suas vendas. Porém, é bom saber também que boas vendas não virão sem um bom atendimento ao cliente. Não demore para responder o cliente, seja sempre cordial e simpático. 

Ao receber seu primeiro pedido, não demore em aprontar o produto para entrega, pois uma entrega ágil faz toda a diferença. Providencie uma boa embalagem para envio do produto e organize o item corretamente dentro da embalagem, pois isso é algo que o cliente também repara. Se possível, tire uma foto da embalagem antes do produto ser enviado, se ela chegar amassada ou avariada no cliente devido ao seu transporte, você tem como provar que fez sua parte em proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente. 

App Amazon Seller

Para te ajudar a administrar seus pedidos, encontrar produtos para vender, se comunicar com seus clientes e customizar sua loja virtual com um clique na palma da sua mão, a Amazon lançou o App Amazon Seller que está disponível para dispositivos Android na Google Play Store e dispositivos IOS na Appstore.

Anúncios da Amazon

Se você é lojista e quer ter mais visibilidade em seus produtos, você pode utilizar o Amazon Ads, um serviço de divulgação de produtos e lojas da Amazon. Com anúncios patrocinados, você escolhe quais palavras-chave vai associar ao seus produtos, assim quando pesquisarem pela palavra seus produtos aparecem em primeiro nos resultados.

Os valores dos anúncios Amazon são cobrados por clique, ou seja, você define quanto deseja gastar com determinada publicidade e define um orçamento para o valor máximo que está disposto a gastar em anúncios em um dia.

Oferta Ideal ADS

A Oferta Ideal é parceira de lojistas virtuais, isso porque por meio de nossa plataforma disponibilizamos cupons de desconto que ajudam a alavancar suas vendas, além de um sistema de anúncios personalizados.

Caso haja dúvidas sobre como vender na Amazon sem estoque consulte o Guia de Iniciantes da Amazon, que visa ajudar lojistas que estão iniciando suas vendas por meio da plataforma.