Como comprar na OLX | Saiba como comprar e vender na OLX

Compartilhar

Como comprar na OLX | Saiba como comprar e vender na OLX

A OLX é um grande canal de vendas de online que reune vendedores de todo o Brasil. Confira como comprar e vender na OLX passo a passo.

Resumo do Artigo:

O que é a OLX?

A OLX é um grande canal de vendas que conecta vendedores e consumidores de todo o lugar, onde é possível vender produtos novos, usados e a preço de desapego.

Como comprar na OLX

  1. Entre no site da OLX e realize seu cadastro;
  2. Escolha o seu produto;
  3. Inicie um chat com o vendedor;
  4. Combinem a melhor maneira de pagamento e entrega.

Como vender na OLX

  1. Entre no site da OLX e faça seu cadastro de vendedor;
  2. Complete seu perfil com todos os dados;
  3. Escolha o seu tipo de anúncio;
  4. Preencha todas as informações do anúncio, coloque imagens e seu contato;
  5. Publique seu anúncio na OLX.

Dicas para comprar na OLX

  1. Pesquise com calma;
  2. Desconfie de produtos com preço muito baixo;
  3. Cuidado com vendedores anônimos.

Dicas para vender na OLX

  1. Nunca libere o produto antes do pagamento;
  2. Cuidado com golpes famosos na OLX.

OLX é confiável?

Sim, a plataforma OLX é confiável, no entanto, as negociações são feitas diretamente pelos usuários.

Como funciona a OLX?

OLX funciona apenas como um “grande mostruário”, todas as transações de pagamento e entrega, serão combinadas diretamente entre vendedor e comprador. O site OLX não se responsabiliza por eventuais transtornos nessas etapas.

O comércio eletrônico é um ramo de vendas que cresceu absurdamente nos últimos anos. Só no Brasil, o e-commerce cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, com mais de 41 milhões de usuários ativos pelo país. Esse grande crescimento só foi possível graças à evolução e aprimoramento dos recursos de segurança, levando mais confiança aos usuários.

Dentro desse extenso mundo comercial, a OLX é um dos maiores sites de classificados do país, integrando compradores e vendedores de todos os tipos.

Ilustração sobre e-commerce

O que é a OLX?

A OLX foi fundada pelo empresário Fabrice Grinda e Alejandro Oxenford, em Amsterdã, no ano de 2006. O site OLX funciona como um grande canal de vendas, e já atua em mais de 45 países do mundo todo.

No Brasil, a OLX chegou em 2010 e, hoje, é uma das maiores plataformas de venda do país. A OLX permite que vendedores de todos os tipos se cadastrem e anunciem seus produtos, de maneira rápida e prática, comercializando os mais variados itens, que podem ir desde peças de vestuário, itens de papelaria e brinquedos até o mercado imobiliário (e muito mais!). Além disso, você encontra produtos usados na OLX, que podem sair bem mais em conta.

Como comprar na OLX

Cadastro OLX

Antes de tudo, você deve se cadastrar na OLX, é bem rápido e fácil, podendo optar por preencher todos os dados pedidos ou entrar com suas redes sociais.

Área para cadastro ou login da OLX

Produtos OLX

Na hora de escolher, você pode optar por procurar seus produtos na página inicial ou na barra de pesquisa e categorias do site.

Categorias disponíveis na OLX

Chat com vendedor na OLX

Selecione o produto desejado, leia atentamente todos os detalhes do anúncio e inicie um chat com o vendedor.

Chat OLX

Depois disso, o site se isenta da responsabilidade das negociações, sendo assim, converse bastante com o vendedor - se possível de maneira presencial - e combine certinho como as transações serão feitas.

Como vender na OLX

Anúncios OLX

Dedique algum tempo para criar seus anúncios na OLX, afinal, você precisa prestar muita atenção para criar um post que vai se destacar dos demais.

Cadastro OLX

Realize seu cadastro, inserindo os dados que se pedem ou logando com as suas redes sociais.

Complete seu perfil, colocando todos os pontos de contato, endereço, CPF ou CNPJ. Quanto maior o número de informações, mais confiável fica o seu perfil.

Inserir anúncio OLX

Clique no botão para inserir um anúncio e preencha todas as informações:

Anuncios OLX

Categoria OLX

Escolha qual categoria o seu produto se adequa, assim, fica mais fácil para o consumidor encontrar o produto.

Título do anúncio na OLX

Coloque algo objetivo e claro, contendo apenas as informações necessárias, inserir muita coisa no título pode deixá-lo confuso.

Descrição OLX

Não poupe detalhes na hora de descrever o seu produto, quanto mais informações, mais as pessoas confiarão na hora de comprar.

Fotos OLX

Anúncios com fotos têm muito mais chance de sucesso. Procure postar várias fotos, de vários ângulos diferentes e com boa iluminação.

Preço OLX

Não é obrigatório o preço do produto, no entanto, muitos consumidores desistem da compra se o valor não é visível no anúncio. Além disso, você pode inserir um preço e selecionar a opção “topo negociar”, logo, seu cliente vai entender que é possível entrar em um acordo quanto ao valor.

Depois de tudo preenchido, você pode postar o seu anúncio. A equipe da OLX irá avaliar o post e para posterior liberação, assim que for publicado você receberá uma notificação via e-mail.

Dicas para comprar na OLX

Confira algumas dicas para se dar bem na hora de comprar na OLX.

Pesquise com calma na OLX

Não vá com muita sede ao pote e finalize a compra impulsivamente. Analise, leia e releia o anúncio da OLX, veja muito bem as fotos e se atente aos detalhes da descrição para não receber um produto que você não esperava ou diferente daquilo que imaginou.

Caso você esteja no trabalho ou sem tempo para olhar o anúncio atentamente e não quer perder aquela oportunidade, salve nos seus favoritos, assim, quando estiver mais tranquilo, você pode encontrar a oferta e ver com calma.

Produtos muito baratos na OLX

Desconfie de produtos muito abaixo do preço na OLX. É fato que comprar produtos usados, ou fora das lojas oficiais acaba saindo por um preço bem mais em conta, no entanto, anúncios com algum item muito barato é um golpe na certa! Por isso, verifique previamente o preço médio do produto no mercado e investigue se não há nenhum defeito.

 

Vendedores anônimos OLX

Infelizmente, a OLX não disponibiliza avaliações para os vendedores, deixando seus usuários com um pé atrás. Sendo assim, verifique a localidade do vendedor - tente fugir de estrangeiros - e seu comportamento, se for grosseiro e insistir em fechar a venda, tome cuidado.

Além disso, não abra e-mails e nem clique em links que não forem enviados pela OLX.

 

Dicas para vender na OLX

Confira algumas dicas para vender na OLX com segurança

Nunca libere o produto antes do pagamento na OLX

Nós sabemos que tanto o vendedor, quanto o comprador querem garantia de que não estão passando por golpes, mas não envie o produto antes da confirmação do pagamento, mesmo que o cliente insista.

Golpes na OLX

Na própria plataforma da OLX existem conteúdos e dicas para se livrar de golpes. Um dos mais famosos é quando o cliente pede para anunciar em outra plataforma e manda para o vendedor um e-mail que o pagamento foi aprovado, geralmente com o template oficial da plataforma. Por isso, fique muito atento, negocie apenas pela OLX e, se os usuários estiverem próximos, prefira negociar pessoalmente, em um local público.

OLX é confiável?

A plataforma OLX é confiável, no entanto, por se tratar de negociações diretas com o usuário - diferente de outros sites como o Mercado Livre, onde a plataforma age como mediador das transações -, é necessário se atentar a alguns pontos importantes na hora de comprar ou vender.

Como funciona a OLX?

Usar a plataforma OLX é muito simples, tanto para vendedores, quanto para compradores é necessário se cadastrar no site OLX, ou logar com uma de suas redes sociais. 

Caso você seja um vendedor, depois de se cadastrar na OLX, já é possível criar um anúncio, sem custo nenhum! A OLX só cobrará taxas caso sejam feitos mais de um anúncio por vez, no entanto, ao pagar para anunciar mais, seus produtos terão mais destaque e serão posicionados em lugares de maior acesso.

A OLX funciona apenas como um “grande mostruário”, todas as transações de pagamento e entrega, serão combinadas diretamente entre vendedor e comprador. O site OLX não se responsabiliza por eventuais transtornos nessas etapas.

Cupom de desconto OLX

Quer economizar ainda mais em sua compra OLX? A Oferta Ideal disponibiliza inúmeros Cupons de desconto OLX para você economizar.

Anunciar e comprar na OLX tem muitas vantagens, uma delas é a praticidade, já que é muito fácil navegar pelo site ou pelo aplicativo, fazendo com que cada vez mais pessoas se interessem. Além disso, é possível comercializar produtos usados (em bom estado), e até mesmo casas e carros! Vale muito a pena conferir e até pensar em começar a vender.

Perguntas frequentes sobre OLX

Para comprar na OLX basta se cadastrar no site, escolher o seu produto e iniciar um chat com o vendedor. A OLX funciona como um grande "mostruário", sendo assim, todas as transações são feitas diretamente entre vendedor e cliente.

Existe a possibilidade de combinar o pagamento direto com o vendedor, ou pagar usando o OLX Pay, onde o valor é depositado e liberado para o vendedor apenas após a confirmação de entrega do produto.

Para comprar com segurança na OLX, siga as seguintes dicas:

  1. Pesquise com calma;
  2. Desconfie de produtos com preço muito baixo;
  3. Cuidado com vendedores anônimos.

Para confirmar um pagamento na OLX você precisa anunciar o seu produto e aceitar que o pagamento seja feito via OLX Pay, sendo assim, após o cliente depositar o dinheiro, é possível confirmar o pagamento liberar o produto.

Para pagar com cartão de crédito na OLX, você deve ativar a OLX Pay, que permite que acrescente um saldo um cadastre um cartão de crédito.