Alibaba é confiável? O que você deve saber para comprar na Alibaba

O Alibaba é uma plataforma de compras internacionais segura e confiável. É possível comprar pelo app ou site sem grandes preocupações.

Publicado em 2/6/2022

Compartilhe:

Resumo do Artigo:

A loja Alibaba é líder de mercado no segmento em que atua, fornecendo importação de forma descomplicada para empreendedores que desejam realizar compras internacionais para suas empresas ou lojas. 

Sim, a Alibaba é confiável, pois todos os fornecedores passam por auditorias, dentro da plataforma Alibaba é possível acessar notas e depoimentos de compradores de vários lugares do mundo que já adquiriram o produto.

Sim, a Alibaba é confiável, pois todos os fornecedores passam por auditorias, dentro da plataforma Alibaba é possível acessar notas e depoimentos de compradores de vários lugares do mundo que já adquiriram o produto.

  1. Entre no site Alibaba
  2. Escolha os seus produtos no Alibaba
  3. Cadastre-se no Alibaba
  4. Finalize sua compra com os dados de pagamento e endereço.

No rodapé da página inicial do site Alibaba tem a aba “Atendimento ao Cliente”, onde a primeira opção é “Centro de Ajuda”.

A Alibaba é uma plataforma de e-commerce para empresas que está sempre se atualizando e com novidades.

O Alibaba é uma plataforma de compras internacionais segura e confiável. É possível comprar pelo app ou site sem grandes preocupações.

O e-commerce não é mais uma novidade, e com o tempo tem aumentado cada vez mais. Vendo esse aumento e a necessidade de vender produtos cada vez mais baratos, surgiu a Alibaba, uma plataforma de compra online de produtos direto da China. Nesse artigo você vai aprender um pouco mais sobre a plataforma e como realizar compras por meio dela.

O que é a Alibaba?

Fundada em 1999, a Alibaba começou com um pequeno grupo cuja ideia era defender pequenas empresas por meio da internet. Com a globalização acelerada e o avanço da internet a empresa foi ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento. Hoje a loja Alibaba é líder de mercado no segmento em que atua, fornecendo importação de forma descomplicada para empreendedores que desejam realizar compras internacionais para suas empresas ou lojas. 

Por meio do site Alibaba é possível encontrar fornecedores de acordo com o produto que você deseja vender, lembrando que a loja Alibaba é apenas para pessoa jurídica, ou seja, pessoas que possuem alguma empresa e que deseja comprar os produtos para revender

Você pode realizar buscas por categoria de produtos, pesquisar um produto específico na barra de pesquisa, ou uma opção nova e muito prática, que é pesquisar por imagem, você só precisa subir uma imagem do seu dispositivo, de no máximo 5mb e a plataforma busca os produtos similares. 

A quantidade de produtos disponíveis no site Alibaba é enorme, atualmente a plataforma conta com mais de 40 categorias diferentes, incluindo eletrônicos de consumo, máquinas e vestuário. Os compradores desses produtos estão localizados em mais de 190 países e regiões e trocam centenas de milhares de mensagens com fornecedores na plataforma todos os dias.

A grande vantagem de usar a loja Alibaba para comprar seus produtos é que você vai comprá-los diretamente da “fábrica do mundo”, e assim conseguirá um preço melhor para comprar e consequentemente um lucro maior sobre a venda dos mesmos.

O que significa Alibaba?

O nome Alibaba foi baseado no personagem de Ali Babá e os 40 ladrões. Segundo Jack Ma, criador da plataforma, o personagem Ali babá é uma pessoa esperta, bondosa e voltada pros negócios, assim como a marca.

E o Abre-te Sésamo, o passe para abrir a porta secreta que leva ao tesouro, é para mostrar que a empresa auxilia pequenas e médias companhias a chegarem ao sucesso.

 Endereço Alibaba

A sede da loja Alibaba fica na China, mais especificamente em Hangzhou. A empresa não tem filial em outros países.

Alibaba Razão Social 

A Alibaba Group Holding Limited foi fundada pelo chinês Jack Ma no ano de 1999. Atualmente seu CEO é Daniel Zhang e seu presidente é J. Michael Evans. Apenas a Alibaba possui 10.001 funcionários, já o grupo de empresas, de acordo com o último levantamento realizado em Março de 2015, possuía um total de 34.985 funcionários. A Alibaba faz parte de um grupo que possui outras empresas como a Aliexpress, plataforma de importação focada em pessoa física, e muitas outras como Alipay, Taobao, Tmall, Ant Financial e Freshippo. 

Alibaba é confiável?

Sim, a Alibaba é confiável, pois todos os fornecedores passam por auditorias, dentro da plataforma Alibaba é possível acessar notas e depoimentos de compradores de vários lugares do mundo que já adquiriram o produto. Além disso, o grupo é muito bem conceituado no mercado. Hoje também é possível encontrar diversos reviews de compras feitas no Alibaba, mostrando se os produtos comprados e o serviço de atendimento e suporte da plataforma são confiáveis ou não.

Conheça mais lojas confiáveis

Alibaba Reclame Aqui

A loja online Alibaba possui classificação de “não recomendada'' no site Reclame Aqui. De 2019 a 2022 a empresa teve 237 reclamações e não houve resposta a qualquer uma delas. Devido ao fato de não haver respostas, não há como a empresa ter uma nota, pois as notas no Reclame Aqui são dadas de acordo com as taxas de resposta e solução de problemas. 

Mas isso quer dizer que a plataforma Alibaba não é confiável? Não. A Alibaba realiza diariamente milhões de entregas ao redor do mundo, e claro que um problema ou outro sempre pode acontecer, por isso é muito importante pesquisar sobre o fornecedor de quem deseja comprar, para evitar problemas no futuro. 

Tire todas as dúvidas com os fornecedores para que o negócio traduza todas as suas necessidades, o que contribui para manter um bom relacionamento futuro.

As principais reclamações da plataforma são sobre demora na entrega, pedido de estorno e não entrega de produtos. Lembrando mais uma vez que, as reclamações são sobre os fornecedores dos produtos e não necessariamente sobre a plataforma Alibaba. 

Alibaba Avaliações

A Trustpilot é uma plataforma de avaliações internacionais, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode postar uma avaliação de algum produto comprado por meio da plataforma em questão.

Na Trustpilot, o Alibaba possui uma classificação geral de empresa muito boa para se comprar, além de uma nota de 4.1 de um total de 5.0. De um total de 17.855 avaliações, 14.390 classificaram o Alibaba com a nota máxima, além das notas há também os depoimentos com as experiências de compra de cada pessoa. Esse é um ótimo parâmetro para ajudar a saber se o Alibaba é confiável ou não.

Como saber se um fornecedor Alibaba é confiável?

Antes de escolher os produtos que deseja adquirir, veja as avaliações de compradores que já o adquiriram, assim será possível saber quais os prós e contras, e será mais fácil fazer sua escolha.

Ao escolher um fornecedor, uma dica muito útil é verificar a taxa de resposta a seus possíveis clientes, bem como a porcentagem de pedidos entregues dentro do prazo, essas informações ficam na aba do perfil da empresa. Não compre no primeiro fornecedor que encontrar, faça uma pesquisa e tente encontrar fornecedores que possuem selo de verificação e a quantidade vendas que já realizaram na plataforma. Essas informações ficam ao lado do produto, no lado direito da tela. 

Lembrando que a Alibaba é uma plataforma, e os verdadeiros responsáveis pela qualidade e entrega dos produtos são os fornecedores cadastrados. Por isso é muito importante realizar essas pesquisas para buscar um fornecedor realmente confiável.

Ainda na aba “perfil da empresa” é possível acessar todas as certificações de qualidade e garantia do produto. 

O Site Alibaba é seguro?

O site Alibaba.com possui nos últimos 3 meses, uma média de 101.3 milhões de visitas, seja por meio de seu site ou app para dispositivos móveis. 

Além disso, a empresa possui regras de tratamento de violação de propriedade intelectual, regras de anúncio de produtos e uma política de privacidade de dados, para garantir que seus dados pessoais e de pagamento serão vistos somente pela plataforma. Os links de acesso para essas diretrizes se encontram no rodapé da página inicial do site.

Caso haja dúvidas sobre a política de privacidade e armazenamento de dados, basta enviar um e-mail para [email protected].

Conheça mais lojas confiáveis:

Como comprar na Alibaba?

Entre no site Alibaba

O primeiro passo para comprar no Alibaba é entrar em seu site oficial.

Escolhendo seus produtos no Alibaba

Tenha em mente o que precisa comprar e a quantidade. Faça busca por nome, na caixa de pesquisa ou por categoria de produtos. Além disso, a plataforma possui algumas classificações de produtos para facilitar a busca, como por exemplo “novidades”, “produtos com melhor classificação”, “principais fornecedores do ranking”, “envio rápido”, dessa forma fica mais fácil encontrar um produto que atenda sua necessidade.

Cadastro Alibaba

Depois de ter escolhido seus produtos, clique em “Iniciar pedido”, nesse momento aparecerá na tela a opção de se logar sua conta caso já tenha cadastro no Alibaba.com, ou realizar um cadastro na plataforma caso seja sua primeira vez realizando uma compra.

Realizando a compra no Alibaba

Após concluir o cadastro na plataforma, é só seguir os mesmos passos de outros marketplaces, incluir dados de pagamento, endereço de entrega e aguardar seu pedido chegar. Informação importante: por se tratar de um site de compras internacional, a moeda padrão do site é o dólar, assim, ao incluir seus dados de pagamento, a operadora do cartão é que fará a conversão automática. Caso queira pedir um desconto, basta enviar uma mensagem ao fornecedor dos produtos pelo chat, inclusive há anúncios que possuem um preço em aberto, como por exemplo “de US$1 a US$10”, nesse caso é só entrar em contato e negociar o preço que atenda às suas necessidades.

Métodos de pagamento Alibaba

Para definir o melhor método de pagamento, você também pode entrar em contato com o fornecedor para negociar. Se você for comprar muitos itens de uma vez só e está com receio, veja com o fornecedor se ele pode lhe vender uma amostra. Dentro das opções de pagamento há o PayPal, uma carta de crédito de um banco (para compras de valor muito alto) e ainda transferências direto para o fornecedor, porém essa última opção só é indicada para um fornecedor que você conheça muito bem. 

Se você quer importar pouco, abaixo de 3 mil dólares, ou até uns 5 mil dólares, e queira pagar via cartão de crédito, ou via boleto gerado pelo link do Alibaba, pode ser feito. Mas caso faça este pagamento lá dentro do Alibaba através do cartão de crédito ou do link de pagamento que é gerado, faça o pagamento através da sua empresa ou com o cartão de crédito da sua empresa, pois se trata de uma importação empresarial.

Frete Alibaba

O recurso de logística do Alibaba ajuda o fornecedor a determinar e pagar os custos do transporte de mercadorias para outro país. Você então pagará ao fornecedor o custo de transporte. Caso ele ainda não tenha feito o cálculo, peça para o fornecedor visitar a página de logística para obter uma estimativa precisa dos custos e taxas alfandegárias.

Também é possível ter uma ideia do custo alfandegário usando uma calculadora de importação. É só preencher com as informações solicitadas nos campos corretos para obter uma estimativa do valor.

Mesmo que o fornecedor use a logística do Alibaba para cobrir os custos com transporte, você ainda deve contratar um despachante aduaneiro para ter a certeza de que pagou todas as taxas, de que seu produto passará pela alfândega e de que você tem todas as licenças de que precisa

Lembrando que os valores vão variar dependendo da sua localização e da do fornecedor. Você também pode tentar encontrar um fornecedor com armazém no seu país para evitar o custo do transporte internacional.

Ainda é possível pesquisar fornecedores que já oferecem no Alibaba frete grátis na compra de seus produtos.

Retirando a mercadoria Alibaba

Se os produtos tiverem sido enviados por contêiner marítimo, você terá de providenciar o transporte do porto até o local de armazenamento. A página de logística do Alibaba pode ajudá-lo a enviar os produtos por terra usando uma empresa como a FedEx, dependendo do local onde você está.Caso você more perto do porto de destino, a opção mais barata é contratar um caminhão para pegar a mercadoria.

Alibaba prazos de entrega

Antes mesmo de comprar os produtos que deseja é possível ver a data estimada para entrega. Lembrando que é apenas uma estimativa, para ter uma data mais específica você pode perguntar ao fornecedor dos produtos.

Devolução e troca Alibaba

Ao receber seus produtos verifique se tudo está conforme o combinado, a quantidade, as especificações e qualidade dos produtos que adquiriu, caso veja que o fornecedor não cumpriu com o combinado, você pode acessar o rodapé da página inicial do site Alibaba.com e iniciar uma disputa.

Ao iniciar uma disputa você terá de enviar fotos da mercadoria que mostrem por que você está insatisfeito, além do contrato inicial, dos documentos de pagamento e de toda a correspondência entre você e o fornecedor, ou seja, as mensagens trocadas entre vocês.

Pesquisar um pouco sobre o fornecedor antes de concordar com a venda ajudará a garantir que você compre produtos que atendam aos seus padrões. Veja se o fornecedor é certificado e lembre-se de pesquisar na internet para ver se há reclamações e comentários de outros clientes.

Alibaba contato

No rodapé da página inicial do site Alibaba tem a aba “Atendimento ao Cliente”, onde a primeira opção é “Centro de Ajuda”. Clicando nessa opção é possível falar com o suporte da plataforma, enviando suas dúvidas e reclamações, ou deixar um feedback sobre sua experiência de compra na plataforma. 

Deixando claro que a página do Alibaba.com é em inglês, e apesar de haver a opção de traduzir a página, nem todos os textos são traduzidos, portanto se você não sabe inglês poderá ter um pouco mais de trabalho ao comprar na plataforma. 

O site Alibaba.com não possui serviço de suporte ao cliente por telefone.

Redes Sociais Alibaba

As redes sociais do Alibaba estão todas em inglês, portanto é necessário saber pelo menos o básico da língua inglesa para poder acompanhar os conteúdos.

Facebook Alibaba

Acompanhe o Alibaba no Facebook, na rede social você encontra atualizações, ofertas e muito mais!

Youtube Alibaba

No canal do Youtube do Alibaba é possível assistir diversos vídeos de dicas e tutoriais para uso do site ou app Alibaba.

Linkedin Alibaba

Por meio do Linkedin Alibaba é possível ver novidades sobre a plataforma Alibaba e vagas de emprego disponíveis.

Alibaba como funciona

A Alibaba é uma plataforma de e-commerce para empresas que está sempre se atualizando e com novidades. Na página inicial do site é possível ver o que há de novidade na plataforma, chegada de novos produtos, treinamentos para quem é novo na plataforma e quer saber mais sobre importações, tendências do ano, descontos e ofertas

Site oficial Alibaba

Acesse o site oficial Alibaba e aproveite as ofertas e produtos com preços exclusivos!

App Alibaba

Além do site, é possível acessar a loja Alibaba por meio do seu aplicativo para dispositivos móveis.

É possível baixar o App Alibaba pela APP Store ou realizar  o download do Alibaba na Google Play.

Cupom Alibaba

Quer aproveitar ainda mais as ofertas do Alibaba? A Oferta Ideal preparou os melhores descontos Alibaba, economize com Cupom de desconto Alibaba.

Afinal, é seguro fazer compras no Alibaba?

Sim, concluímos que é seguro realizar compras na loja Alibaba, pois a mesma se mostrou uma plataforma confiável. Sempre lembrando da importância de pesquisar o melhor fornecedor de produtos, analisar as referências do mesmo, as avaliações do produto, e tirar todas as dúvidas antes de realizar a compra para evitar dores de cabeça futuramente.

Perguntas frequentes sobre Alibaba é confiável

Sim, a plataforma atende a milhões de clientes por dia e já se provou ao longo de mais de 20 anos de atuação ser uma plataforma de importações confiável e segura. 

Alibaba é para empreendedores que querem comprar muitos produtos de uma vez, o AliExpress é para pessoa física, que normalmente compram um volume menor de produtos.

A Alibaba sofreu com sanções do governo Chinês e é investigada por supostas práticas anticompetitivas de mercado.

A Amazon é bem maior que a Alibaba e supera seu valor de mercado em mais de 162 bilhões de reais. 

Pesquise, tire dúvidas, veja as avaliações dos produtos e a taxa de resposta do fornecedor.